WOULD YOU RATHER (2012)

Ou como o Jeffrey Combs merecia um filme tão melhor...

 


Realizado por: David Guy Levy
Com: Jeffrey Combs, Brittany Snow, Sasha Grey

Quem gosta de terror conhece Re-Animator. Quem gosta de Re-Animator, conhece Jeffrey Combs. Por isso, quando soube que o senhor Herbert West tinha voltado às lides do terror, Would You Rather entrou instantaneamente na lista de filmes para ver. O facto de ter também no seu elenco a Sasha Grey (mais conhecida pelas suas actuações em filmes impróprios para menores de idade) deixou-me com uma curiosidade mórbida e à espera de um filme de pura exploitation.

Portanto mais vale lançar aqui o disclaimer:
Se estão à espera de gente nua e de sangue a jorrar que nem a Fonte Luminosa da Alameda, este filme não é para vocês.

Would You Rather é um filme que conta com uma premissa muito simples, o quão longe o ser humano está disposto a ir por uma grande soma de dinheiro ganha rapidamente.

Iris (Brittany Snow) é uma jovem com um irmão mais novo que sofre de leucemia. Como um mal nunca vem só e temos mesmo que sentir pena da rapariga, ela está desempregada e está cheia de dívidas contraídas pelos pais (que convenientemente, estão mortos). Com o irmão a necessitar urgentemente de um transplante de medula e sem perspectivas de qualquer melhoria, Iris vê-se confrontada com uma oferta muito aliciante por parte de um senhor aparentemente muito rico e muito aborrecido: Shepard (Jeffrey Combs). Este propõe-lhe um jantar em casa dele, onde Iris participará num jogo que, caso ela seja a vencedora, irá ser a solução de todos os seus problemas. Escusado será dizer que a pobre da Iris, desgraçadinha que é, aceita a proposta e vê-se com mais outras sete pessoas no meio de um jogo que rapidamente se torna mortal.

Até agora nada de surpreendente, certo?

O jogo, aparentemente inocente, confronta os seus participantes com escolhas que deverão ser feitas rapidamente em segundos, resultando na derrota caso não seja feita qualquer decisão. Começando com desafios tais como obrigar uma vegetariana a comer um bife ou um alcóolico a enfrascar-se em whisky a troco de dinheiro, rapidamente as coisas viram para o torto e para o lado sádico. Ou não fosse este um filme de terror.

Would You Rather conta com uma premissa interessante, relativamente original e que poderia originar muitos cenários de tensão e de envolvimento com o espectador. Ao invés disso, somos confrontados com várias personagens completamente unidimensionais, cujas motivações não são de todo claras (sendo oferecidos alguns vislumbres mas que não são de todo suficientes) e cujos papéis não são também bem desempenhados. Os únicos destaques são de facto Snow e Combs, apesar de não terem muito com que trabalhar. Sasha Grey não se decide se é uma gaja sádica sem escrúpulos ou uma coitadinha. E sem falar na velhota que consegue dizer as coisas mais idiotas... e que se lixem os spoilers, mas a sério que uma das personagens é morta porque quis sair do jogo e a primeira coisa que a velha diz é "Quero ir para casa"? Mas foram buscar algum amigo da Sasha para escrever as falas?

Como já foi mencionado, se esperam aqui um filho bastardo de torture porn,, esperem sentados. Mais depressa morrem de sono.

Avaliação Final: 1 rebolanço da Sashazinha, que sempre é mais interessante que este filme todo

Comentários